Segunda-feira, 8 de Março de 2010
Gastronomia Chinesa

 

 

 

  

 

A culinária da China, tal e qual como qualquer outra gastronomia oriental, é muito ampla, apimentada e também muito temperada. A culinária chinesa é famosa mundialmente e é bastante apreciada.
Na China existem vários ramos de culinária e as mais importantes são, a Lu, a Chuan, a Yue, a Min, a Su, a Zhe, a Xiang e a Hui. Estes nomes são abreviaturas de províncias chinesas, como por exemplo, Lu, representa a província de Shan Dong, no leste da China, Chuan, representa a província de Si Chuan, no sudoeste, e Zhe, representa a província de Zhe Jiang, no sudeste. Existem também outras culinárias famosas, como as das cidades de Shang Hai, Bei Jing e Tian Jin.
Cada culinária chinesa é formada tendo em conta a história da zona, as influências da natureza, do clima e dos recursos. As pessoas personificam cada culinária, assim as culinárias Su e Zhe do sudeste parecem moças belas, delicadas e simples do sul, as culinárias Lu e Hui são homens não sofisticados do norte, as culinárias Yue e Min representam intelectuais elegantes e por fim as culinárias Chuan e Xiang representam os homens talentosos.
A culinária de Shang Hai já foi uma das mais famosas, mas infelizmente, perdeu o seu prestígio. Esta culinária é muito leve e delicada, conservando o sabor original dos ingredientes. Shang Hai é uma cidade com mais de mil restaurantes.
Os pratos mais famosos da China são; Caranguejo cozido no vapor, Song Shu Gui Yu (prato de peixe, em que o peixe tem forma de esquilo), Qing Tang Yu Wan (sopa de bolinhos de peixe), Chun Juan (rolinho da Primavera), Yang Zhou Chao Fan (arroz frito com vários ingredientes), Bolinho de arroz recheado, Tofu recheado, Camarão-trovão (camarão com molho de tomate), e Camarão à moda de Shang Hai (camarão cinza sem casca). Os chineses confeccionam também carne de cachorro e de cobra, comem também escorpiões, besouros e cavalos-marinhos.
Os chineses ligam ainda a culinária aos cinco elementos (fogo, madeira, metal, terra e água), assim fogo representa-se através do amargo, a madeira através do azedo, o metal através do picante, a terra através do doce e a água através do salgado.
Os chineses ligam ainda estes elementos e esta representação ao diagnóstico de doenças.   
Segundo a medicina chinesa, é preciso saber o estado dos cinco elementos no corpo do paciente, para o poder tratar correctamente, pois a deficiência ou excesso de um dos elementos pode levar a doenças. Por exemplo, se de repente uma pessoa desenvolver um desejo por comidas azedas, isso pode apontar para problemas no fígado, é claro que depois são feitos exames muito mais profundos.
Assim podemos concluir que a gastronomia do povo chinês é muito diversificada, tem inúmeras funções e imensas particularidades e formas engraçadas de se relacionar com vários aspectos.

 



publicado por Culturalismo às 00:22
link do post | comentar | favorito
|

.Sobre nÒs
.posts recentes

. Festas e tradições mexica...

. Educação no México

. Religião predominante no ...

. Culinária mexicana

. Educação no Egipto

. Hábitos alimentares dos e...

. Religião Chinesa

. Gastronomia Chinesa

. Hábitos alimentares da Au...

. Gastronomia Portuguesa- T...

.arquivos

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

.pesquisar
 
.Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.subscrever feeds