Terça-feira, 6 de Abril de 2010
Hábitos alimentares dos egípcios

 

              O Egipto contempla-nos com mais de cinco mil anos de história através de pratos, ingredientes e usos culinários, que mantêm viva uma pequena parte do legado dos faraós. A cozinha deste país orgulha-se do seu passado e mantêm nos dias de hoje os seus pratos maisemblemáticos, apesar das constantes mudanças a nível político, social e natural ao longo dos anos.

               A cozinha centra-se assim em alguns produtos que as grandes dinastias do Médio Império consumiam, são elas: o grão-de-bico, as favas as lentilhas, as tâmaras, as uvas, os figos, a mulujeya (variedade de alface), o pato, o borracho, a pomba ou o cordeiro.

                Começa nos aperitivos como o mezze passando pelos molhos, cremes ou purés (exemplo o homus- creme de grão de bico), à ful (de favas secas), ao tahine (massa de gergelim), ou propostas mistas, algo entre o creme e a salada, o caso da baba ghannush (com beringelas).

                Esta é apenas uma parte da longa lista culinária da qual também faz em parte os fritos como as falafel (preparada com legumes), a cafta (que pode conter carne ou peixe) ou os kibbeh.

                A refeição principal situa-se entre legumes em escabeche, beringelas fritas, legumes cozidos ou arroz mashi entre muitos outros.

                Para além do legado Egipto dos faraós a influência do Império Persa, o domínio Romano, o Império Otomano, a influência europeia existe também o peso das religiões.

 A cozinha do Egipto torna-se assim uma cozinha heterogénea e aberta.

                Existe uma preferência pelas hortaliças e pelos legumes (as favas, o quiabo, o espinafre, a abóbora, a abobrinha, a cenoura o repolho, a alcachofra).

                Em relação às carnes a preferência vai para as aves tais como os pombos, o pato, os frangos, borrachos, mas também passa pelos cordeiros.

                Quanto aos peixes e frutos do mar, nesta região são pouco consumidos.

                Todas estas informações foram retiradas através da observação dos egiptólogos que se basearam nas representações das pinturas e relevos. Segundo estes, os pães e a cerveja tinham uma presença marcante na mesa. Retirados dessas informações ainda que os egípcios temperavam os seus alimentos com cebola (usada em rituais religiosos) e salsa.

               Como referência gastronómica Egípcia temos: Kebabs (prato de carne de cordeiro ou frango, cortada em pedaços, marinada e grelhada) este prato já é feito desde o Império Antigo, só que era só consumido uma vez por ano, no ano novo. Nos tempos de agora este prato é consumido muitas vezes e na altura que quiser.

               Normalmente os pratos dos egípcios são acompanhados com arroz ou massa e uma salada verde.

               Os egípcios gostam muito de beber chá, Karkadeh, sahleb, cerveja, vinho, entre outros. A cerveja foi inventada no Antigo Egipto, onde a cerveja tinha muitos nomes, mas pensa-se que os egípcios utilizavam figos, tremoços, mel e semente de gergelim para a conseguirem produzirem.

               Quanto às sobremesas, muitas tinham fins medicinais como a cura da tosse, sendo a mais conhecida a Om Ali, mistura de pão ou pasta com leite, nozes, coco e passas que se toma quente.

                “O hábito de comer era algo sagrado naqueles tempos”. Com esta frase mostra-se que os egípcios davam uma grande importância aos seus hábitos alimentares no tempo de faraó. Sendo as palavras-chave da alimentação do Antigo Egipto “ muita variedade, exagero, fartura.”



publicado por Culturalismo às 23:49
link do post | comentar | favorito
|

.Sobre nÒs
.posts recentes

. Festas e tradições mexica...

. Educação no México

. Religião predominante no ...

. Culinária mexicana

. Educação no Egipto

. Hábitos alimentares dos e...

. Religião Chinesa

. Gastronomia Chinesa

. Hábitos alimentares da Au...

. Gastronomia Portuguesa- T...

.arquivos

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

.pesquisar
 
.Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.subscrever feeds