Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2010
Gastronomia Portuguesa- Tradições e Costumes

 

A Gastronomia Portuguesa é muito rica em sabor e também muito diversificada, daí o facto de ser muito apreciada quer por nacionais, quer por estrangeiros.

Esta foi claramente influenciada pelas antigas colónias e ainda pelos Árabes e Mouros; estas influências verificam-se essencialmente a nível dos temperos. Muitos dos pratos da Culinária portuguesa são elaborados com base em especiarias trazidas para Portugal durante os Descobrimentos, entre estas destacam-se a pimenta, a canela, a noz-moscada e o carril.

Cada zona do país tem os seus pratos típicos, mas aqui fica de uma forma geral o que mais se mordisca (traga) em Portugal.

Sentamo-nos numa mesa de um restaurante e logo vem alguém muito apressadamente e pergunta:” É para comer?”

E respondemos:” Sim, claro”. E trazem-nos logo as típicas entradas e a ementa. Nas entradas podem servir-nos algumas iguarias. As que mais se destacam são os queijos, como o da Serra da Estrela e o de Azeitão, as típicas azeitonas, os enchidos, o presunto, as saladas de polvo, de ovas ou de orelha de porco e ainda o simples pão com manteiga.

Depois de saborearmos as deliciosas entradas passamos então à sopa, onde também temos infinitas escolhas. As sopas mais conceituadas e consumidas em Portugal são a Canja, a Sopa de Peixe, Sopa de Pedra e o Caldo Verde, está claro que existem muitas outras apetitosas e saborosas.

Passamos então ao prato de peixe, onde as escolhas são ainda menos ilimitadas, pois como todos sabemos Portugal é um país com uma grande expansão marítima e isto reflecte se na quantidade de peixe consumida e também na variedade de pratos de peixe.

Em termos de peixe o bacalhau é o principal (o de maior destaque), dizendo-se mesmo que existem 365 maneiras de o cozinhar, uma para cada dia do ano. Outro dos peixes mais procurados e consumidos é a sardinha, sendo que a maneira mais comum de arranjar é assada, é consumida em grande quantidade durante a época dos Santos Populares. Existem muitos outros peixes apreciados em Portugal tal como o Tamboril, o carapau, o cherne… também há excelentes pratos de polvo e marisco.

Segue-se o prato de carne, havendo também muitas especialidades. A carne mais comum é a de porco e a de cabrito. O porco é confeccionado de muitas maneiras sendo a mais admirada o leitão assado à moda da Bairrada. O cabrito é principalmente apreciado assado ou ensopado. Há também a carne de outros animais, como a de aves, de carneiro, de vaca, de cabra, de coelho, entre outras…

Por fim temos então a sobremesa para nos adocicar a boca.

Os doces portugueses são muitas vezes temperados com canela e baunilha. O ponto mais forte da doçaria em Portugal são as sobremesas baseadas na gema de ovo. Os mais populares são o arroz doce, o leite-creme, a mousse, o pudim, o bolo de bolacha e não nos podemos esquecer dos típicos Pastéis de Belém que são dos mais famosos. Existem muitas outras variedades de doces igualmente deliciosas, como a doçaria conventual.

Não nos podemos esquecer da tradicional bebida que acompanha sempre uma refeição. Portugal é um país fortemente vinícola, daí o facto de nos proporcionar uma grande oferta em termos de vinho, os mais célebres são os Vinhos do Douro, do Alentejo e do Dão, temos também os vinhos verdes do Minho e ainda os vinhos licorosos do Porto e da Madeira.

Chegámos assim ao fim do roteiro gastronómico por Portugal e infelizmente depois de desfrutarmos de todas estas iguarias temos de pedir a conta e sair…. “ Traga a conta”

Através deste pequeno roteiro pela gastronomia portuguesa podemos concluir que esta gastronomia nos apresenta inúmeras escolhas saborosas e deliciosas. Cada vez mais a gastronomia portuguesa é apreciada pelo mundo fora, tornando-se cada vez mais popular e conceituada.



publicado por Culturalismo às 09:48
link do post | comentar | favorito
|

.Sobre nÒs
.posts recentes

. Festas e tradições mexica...

. Educação no México

. Religião predominante no ...

. Culinária mexicana

. Educação no Egipto

. Hábitos alimentares dos e...

. Religião Chinesa

. Gastronomia Chinesa

. Hábitos alimentares da Au...

. Gastronomia Portuguesa- T...

.arquivos

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Novembro 2009

.pesquisar
 
.Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.subscrever feeds